Pesquisar este blog

domingo, 29 de agosto de 2010

SEM PALAVRAS

Em 2004 dei aula em uma escola perto de casa. Tinha uma identificação enorme com meus alunos, pois a maioria tinha a minha idade... eram turmas de EJA e a gente acaba criando vínculos com eles maiores do que com turmas de adolescentes.

Um casal de alunos meus começou a namorar (Antônio e Gerlane), fui uma das primeiras a saber... namoravam escondido pra evitar zoação da turma... até que o amor entre eles era tão gritante que foi impossível esconder.

Saíamos juntos... em uma época que eu e Eduardo estávamos separados eles suaram a camisa pra levantar meu humor, me ajudaram a sorrir e hoje, eu não tenho condições de ajudá-los a sorrir.

Tempos depois eles se casaram... encontrei com eles por várias vezes, sempre com um humor maravilhoso! Eles trabalhavam perto da minha casa... nos víamos regularmente, mas como sempre.. o tempo... o trabalho... os compromissos... e as pessoas vão ficando em segundo plano...

A muito tempo eu não tinha notícias deles... e infelizmente a última notícia que tive foi do falecimento do Antônio. Já faz 4 meses... ao conversar com Gerlane, parece que foi ontem! A dor é imensa! Amiga, só posso neste momento continuar orando por vc, pra que Deus te conforte!

A notícia foi vinculada em vários jornais mas eu não soube no momento: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=204200

Beijo grande, amiga! Meus sentimentos!

MEUS REMÉDIOS NÃO ESTÃO FAZENDO O EFEITO ESPERADO

PEÇO DESCULPAS AOS LEITORES DESTE BLOG PELA MINHA ÚLTIMA POSTAGEM!
O RIVOTRIL não está mais me tranquilizando... percebi ao ler minha última postagem que eu preciso aumentar a dose.. hehehhe É sério... eu não estou tão calma quato antes...

Chamar as meninas da prefeitura de "orelhudas"... acho q peguei pesado! E olha que foi um dia mais ou menos... tipo.. eu consegui dar um pulinho na escola em que trabalhava... matei saudade dos meus alunos e colegas de trabalho... ai, q emoção! chorei de emoção! Até o Eduardo se emocionou ao ver o carinho dos meus pimpolhos comigo!

Mesmo assim, eu estava nervosa demais ao chegar em casa! Acho que estou criando resistência ao RIVOTRIL mesmo...

Apesar de tudo, tive uma semana legal! Recebi visitas legais... Deus mandou um anjo aqui pra me visitar (Irmão Robson, te amamos!) mas na verdade o anjo veio profetizar sobre a vida do Eduardo. Recebemos todas as bênçãos Senhor!

 
Porque tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus.


Salmos 86:10

Não consegui ir à fisioterapia nem à hiperbárica nos últimos dias da semana, mas na semana q vem compensarei! Estou com muitas dores no membro fantasma, então fico "brincando de estátua" o dia inteiro... quando saio da inércia... ai, que dor!


Minha médica me mandou procurar um outro médico para ajustar a dosagem das minhas medicações que não estão surtindo o efeito esperado, como disse. Ela me disse que o GABAPENTINA que tomo é justamente para a dor do membro fantasma.
 
A propósito, muitos não sabem o que é "membro fantasma"... nem acreditam na "dor do membro fantasma"
 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dor_do_membro_fantasma
 
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias.php?noticiaid=15706&assunto=Dor
 
Quando eu estava na faculdade (sou formada em Ciências Biológicas), cursei uma disciplina chamada "fisiologia humana" e apresentei um seminário sobre "dor". Um dos tipos de dor que meu grupo apresentou foi justamente a "dor do membro fantasma"... achei interessantíssimo, mas nunca poderia imaginar que fosse sentir na prática tal dor.
 
Sinto uma queimação horrível no peito do pé e nos dedos polegar e indicador, bem como na sola do pé, porém não sinto o calcanhar. Sinto também coceira na perna e por duas vezes já levei a mão pra coçar por reflexo... mas a perna não está lá! é curioso, é estranho, chega a ser engraçado (cômico se não fosse trágico). Mas ainda assim, entendam... não estou murmurando, não estou reclamando... estou bem!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

BURROCRACIAS!!! BURROCRACIAS!!!

Preciso de um cadastro para estacionar em vaga de deficientes... O cadastro é feito na prefeitura do meu município (Serra). Ligo pra lá e me mandam ligar pra outro número. Deste número me mandam ligar pra outro número... pra outro... pra outro... até que um infeliz me afirma com todas as letras que devo comparecer à prefeitura mas antes devo protocolar uma solicitação no DETRAN do meu município (pessoalmente, é claro, afinal... por que motivo facilitariam a vida de um deficiente? por que não solicitar uma perícia online? por que não preencher uma solicitação online... ah.. vamos fazer estes à toa vir aqui pessoalmente!!!)
Pela enésima vez meu esposo sai mais cedo do serviço e me leva ao DETRAN. Estando lá eles me dizem que devo ir à Vitória, pois na Serra isso não é resolvido.
Hoje meu marido faltou de manhã e foi trabalhar à tarde. Fui a uma consulta com minha cirurgiã-plástica e aproveitei para ir ao DETRAN em Vitória... adivinha?

_Não resolvemos isso aqui, tem que ser no seu município pois o cadastro de deficiente é municipalizado, volte pra Serra!

EU NÃO TENHO MAIS NADA PRA FAZER!!!! APELEI:

_ A senhora me dá isso por escrito pra eu enfiar guela a baixo daqueles animais do DETRAN da Serra, por gentileza?

Fui em Viana buscar outras documentações também pra dar entrada no INSS. Acreditem.. eu ainda não havia dado entrada pois OS ANIMAIS DA PREFEITURA ME AFIRMARAM COM TODAS AS LETRAS QUE BASTAVA EU APRESENTAR OS ATESTADOS MÉDICOS EM SEQUÊNCIA POIS MEU CONTRATO NÃO ME ENCAIXAVA EM INSS...
Graças àquelas orelhudas eu vou ficar uns meses sem receber meu tão alto salário de Viana..

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

18 DE AGOSTO - CÂMARA HIPERBÁRICA

Um anjinho enviado por Deus veio me oferecer carona... bem na hora q eu me inscrevia no programa “mão na roda”. O programa leva e busca cadeirantes (minha atual situação) mas os peritos levam em média 15 a 30 dias pra vir à tua casa ver sua situação! BURROCRACIA MALDITA! Preciso pra ontem!

Meu marido tem faltado serviço pra me levar pra lá e pra cá! Hoje uma vizinha e grande amiga veio pra me levar pra uma consulta com meu ortopedista e depois me levou pra perícia do plano pra autorização da hiperbárica... enqto estávamos no estacionamento bateram no carro dela! Me senti pra lá de culpada... ainda bem q o conserto vai ficar baratinho!

Bom o ortopedista descobriu o porquê de meus dedos doerem tanto qdo digito... havia uma fratura na minha mão mas já foi consolidada (quase 1 mês depois do acidente!) fiquei com a estética de minha mão comprometida, mas a funcionalidade voltará a ser a mesma (hoje não tenho muita força nela, mas segundo o médico é temporário). No hospital tiraram raio-x de tudo, mas a preocupação de todos estava voltada pro coto e pros órgãos vitais... não perceberam uma fratura nos metacarpos.

Como dizem nos comerciais da POLISHOP... “E NÃO É SÓ ISSO!!!” Ele descobriu também uma fratura no meu ombro, também devido ao acidente... esta estava na cara mas acreditavam no hospital ser fraqueza muscular já que meu braço direito vivia com punção e eu fazia pouquíssimos movimentos com ele... achavam que daí vinha minha dor... do pouco movimento e da pancada do acidente... mas confiavam nos ortopedistas q me examinaram primeiro e que não diagnosticaram fratura alguma.

Esta fratura no meu ombro também está em fase de consolidação, mas é mais complicadinha pq dói demais... o médico receitou um antiinflamatório e 20 sessões de fisioterapia. Se ao final de tudo a dor persistir e o osso não ficar como deve, cirurgia nele! Eu não quero, afinal, tenho pavor de cirurgia, mas se for da vontade de Deus, que assim seja!

Saí do ortopedista meio triste! Ele me parabenizou demais: “Estou surpreso com seu alto-astral diante do que aconteceu!” Ele me conhece desde meus 15 anos mais ou menos e não esperava q eu estivesse tão light.

À tarde fui pro tratamento de “oxigenação em câmara hiperbárica”. Imagine vc mergulhando a 17 metros de profundidade! É isso q to fazendo mas sem sair da cadeira... horrível!!! Mas como eu digo: se é pro meu bem, pode até doer! Heheh

O tratamento não dói, mas os tímpanos parecem q vão estourar! Tem que ficar regulando pressionando o nariz... dá zonzeira... é chato demais, mas acelera a cicatrização e eu louvo a Deus por meu plano cobrir o tratamento!

O pessoal é mto gente boa, o que recompensa o mal estar... eu era a “caloura” da turma, então tiveram uma paciência absurda comigo!

São 20 sessões em princípio... esta foi só a primeira!!!

17 DE AGOSTO - FISIOTERAPIA NA CLÍNICA

Quanta dor!!!! Alongamento de coto... ai ai ai... São 30 sessões só pra começo de conversa... depois a médica vai me avaliar e solicitar mais umas 200 sessões pelo que ouvi falar! Tô no sal!

Conversando com os outros pacientes tive mais algumas informações sobre alguns direitos q tenho... são tantos e a maioria das pessoas nem sabem!

Recebi visita de alguns vizinhos... hoje fui saber q meu acidente foi todo fotografado... minha mãe não havia me dito até hoje... vou atrás das fotos!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

16 DE AGOSTO – A VOLTA AO SANTA RITA

Fiquei indignada com o frio que fez domingo... eu não me estava me contendo de vontade de ir à igreja, mas o frio do domingo junto com a gripe de Alana e as responsabilidades ministeriais do Du (ele não ia poder voltar pra me pegar mais tarde) me seguraram em casa.

O findi foi movimentado como era previsto... mesmo sem sair de casa eu vi tanta gente! Hehehe

Descobri que os primeiros rapazes que me atenderam no momento do acidente são colegas de serviço de um tio meu! Como diz Diego: “Não existe coincidência, existe JESUSCIDÊNCIA”. E eu cheguei a postar inclusive aqui no blog, no dia 28, ao relatar o momento do acidente, que se alguém encontrasse o Maurício era pra me avisar pq eu queria agradecê-lo! Ele trabalha com meu tio! acreditam nisso? Eles estavam indo trabalhar... estavam atravessando saindo do bairro quando o carro me pegou, então eles foram os primeiros rostos q vi depois de estar no chão.. eles que ligaram pra minha família, sinalizaram o local, tentaram me acalmar (eu digo “tentaram” pq fui eu que os acalmei!). Ah... e detalhe: são todos evangélicos e também colocaram a igreja a orar por mim! GLÓRIA A DEUS!!!

Hoje foi dia de correria... central de ambulância para pegar relatório, Hospital Santa Rita para pegar autorização de alguns procedimentos... aproveitei pra trocar o curativo. Detalhe: R$200,00 uma telinha descartável que coloco sobre o local da cirurgia. Devo trocá-la a cada 3 ou 4 dias! Eu vou testemunhar aqui o reembolso de toda esta grana q estou gastando... tenho fé!

Esqueci de postar aqui que o cara que me atropelou fugiu do local sem prestar socorro. O carro foi encontrado e era um chevete... até brinquei: bem que podia ser uma BMW... mas sabemos muito bem que o caráter e a índole de uma pessoa não pode ser medida pelos bens materiais... mas eu sei de uma coisa.. Eu creio na justiça divina (esta não falha nunca!) mas tenho esperança na justiça dos homens... e desta eu quero que tire o quanto antes a liberdade de ir e vir deste cara e que tire cada centavo que este sujeito venha a ter. Um amigo meu me disse que um dia atropelou um cachorro e desceu pra ver como o cachorro estava e se ele poderia fazer algo por sua vítima... o infeliz que me atropelou (como disse, entrou na BR sem reduzir) nem ao menos reduziu a velocidade do veículo! Sumiu! A polícia conseguiu chegar até ele rapidinho (havia esquecido de agradecer a este órgão que tanta gente critica mas que me ajudou e muito).

Enfim... agora em casa, há mais coisas a fazer do q ficar o dia inteiro na frente do notebook... e quem me conhece sabe q nem tenho tanto saco pra isso... logo, minhas postagens serão menos freqüentes... mas continuarei aqui relatando minha nova vida... minhas dificuldades e vitórias. Afinal sou mais que vencedora!!!

13 DE AGOSTO – A ALTA

Que medo do mundo lá fora!!! Hoje eu senti um misto de medo, insegurança, ansiedade, apreensão... o mundo lá fora não trás remedinho na hora certa nem comidinha na cama... agora eu tenho que ir em busca de tudo...

São 30 sessões de fisioterapia e 10 sessões de câmera hiperbárica... quem vai me levar? Meu marido vai ter que mudar o horário na empresa? Minha irmã vai conseguir me segurar? (ainda não consigo ficar em pé sozinha)... o banho... a comida... os remédios... ai ai ai ai lembrei daquela música da Cassiane:

“Deus vai na frente abrindo o caminho,
Quebrando as correntes,
Tirando os espinhos...
Ordena aos anjos pra contigo lutar
Ele abre as portas pra ninguém mais fechar”

Saí já com saudades de toda a equipe... ah... acho que fui muito mimada... o pessoal da enfermagem, os médicos, até os ASGs me estragaram!

A primeira noite em casa foi tranqüila... graças a Deus!

12 DE AGOSTO – UM ANJO DE DEUS EM MINHA VIDA!

Hoje foi talvez o dia mais especial pra mim aqui.

Uma das enfermeiras veio medir minha pressão e temperatura (fazem isso umas 10 vezes por dia)... Ainda grogue a cumprimentei e tomei um susto qdo olhei pro lado e vi q tinha um anjinho no sofá... Era Liliane... um anjo que o Senhor mandou pra mudar muitos dos meus conceitos...

Passamos algumas horas juntas, mas a troca de experiências que tive com ela hoje foi maior do que muitos dias junto com outras pessoas. Lili, só Deus e vc sabem da importância que teve na minha vida a manhã de hoje! Que o Senhor continue te usando desta maneira!

Pela primeira vez após o acidente eu tomei um banho de chuveiro... hoje tive coragem... bom... mezzo coragem, mezzo tramal.. huahauhauahuah QUE SENSAÇÃO EXPETACULAR!!! Senti que eu era a Cléo Pires no comercial do lux luxo! É indescritível a sensação de um banho de chuveiro após dias de banho no leito!!!

Recebi mais umas visitas abençoadoras! Deus enviou mais anjos pra me ungir e falar comigo em nome de Deus. Foi bênção pura! Hoje eu não me contive... comecei a louvar ao Senhor com todo o meu fôlego... meu quarto parecia o Álvares Cabral em dia de show gospel! Rsrs

Ah... obrigada aos meus amigos professores de Viana pelo cartão assinado por todos... ah... gente... acho q as palavras mais repetidas neste blog são “obrigada” e “agradeço”... mas não tem como!

A alta vem amanhã de manhã... demorou mas eu consegui ter resposta de Deus até nisso... não foi em vão cada minuto meu aqui... TODA HONRA E GLÓRIA SEJAM DADAS AO REI!!!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

11 DE AGOSTO - O VUCO-VUCO

Há um ex-vizinho meu internado no mesmo corredor do meu quarto. As visitas estão sendo feita por atacado.. rsrs. O pessoal de São Diogo vem aqui e vai lá... rsrsrs... é bom que economiza viagem.

Melhoras Ir. Zé Carlos!

Interessante... no fim de semana achei que ia chover visita aqui... Vieram poucas pessoas... Tia Tereza, Rafinha e Mônica e as visitas que eu citei acima...

Hoje, dia de semana.. apareceram 28 pessoas! Contadinhas uma a uma... 28 visitas!!!! Fiquei assustada!!! a médica veio e tentou colocar quem tava aqui pra correr... este quarto ficou superlotado... Teve gente que veio me ver e nem entrou no quarto, deixou pra vir outra hora.. hehehe

Estou sem palavras para agradecer tamanho carinho! Obrigada a todos que vieram... não vou listar, mas vcs sabem

Mais cedo, consegui conversar pela minha webcam com minha vó, que está em Ipatinga e quase morreu qdo soube da notícia... Senti que ela ficou mais tranquila ao me ver... ainda bem!

Tem uma tia de consideração que sabe do acidente mas não sabe da amputação... também vamos poupá-la

A cirurgiã plástica veio me avaliar hoje... tomei uma baita bronca...: “o q vc faz aqui? Era pra vc estar em casa a mto tempo! Eu não vou t operar... vá desinchar este coto em casa! Amanhã eu quero vc fora daqui!” huahauhauaha

Resultado... os 10 dias a mais de internação caíram pra 2 pq preciso resolver umas burocraciazinhas de plano d saúde.. rsrsrs

A médica que me acompanha achou melhor eu ficar no hospital, esperar desinchar com toda a assistência médica e fechar a abertura do coto com uma plástica... Chegou a afirmar que marcaria a cirurgia para a próxima 2ª feira. Ela havia me pedido pra alguém vir doar sangue e coisa e tal... Divulguei o pedido e meus amigos também.. Eu soube de 6 pessoas que vieram doar(elas me falaram... talvez alguém doou e não me falou)... Aí hoje ela me manda pra casa... Ela vai me avaliar semanalmente e se a cicatrização se der da maneira que ela espera, eu nem vou precisar operar por agora... talvez só na época de colocar a prótese.

Agnaldo, um vizinho que me viu nascer e crescer, me emprestou uma cadeira de rodas dele. Gente!!!! Eu não sei como mais agradecer!!! Deus te abençoe, meu querido!!!

9 DE AGOSTO - LEXOTAN NA MOLEIRA!

Aproveitei que havia passado a noite sozinha... fiz mta hora pra acordar...

Olhei pra mesa de cabeceira, já tinha chegado o café da manhã e a colação e eu, como diz minha mãe, “que nem um 2 de paus” parada, só na minha... ainda mais cheia de lexotan na cabeça... aí já viu... rsrsrs

À tarde algumas amigas da UFES vieram aqui, Claudia Janaina, Tháta e Milena... ah.. qta saudade! Marcamos de nos encontrar quando Alana nasceu e nada... o tempo passou e nunca mais nos vimos... fiquei mto contente com a visita delas e mais feliz ainda pq antes d entrar no quarto elas haviam passado no setor de doação de sangue e deixado um tiquinho delas lá!

Marcamos de fazer um chá de qualquer coisa pra Claudia antes que ela se case... vamos ver ser rola... já marcamos tanta coisa e nunca ng vai.. eu sou uma q vivo furando... hehehhe

À noite, Catarina veio dormir aqui...falei que íamos bater papo à noite toda, mas quem disse que o lexotan deixou?

8 DE AGOSTO - DIA DOS PAIS

Dia dos pais e nós aqui internados. Glória a Deus!!! Aleluia!!!

Pois o SENHOR teu Deus te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o SENHOR teu Deus esteve contigo, coisa nenhuma te faltou. Deuteronômio 2:7

Du e eu comemoramos o fato de estarmos vivos, unidos e amparados. Não há do que reclamar.

A medicação mais forte para dor foi suspensa... tenho q aprender a viver sem o “tramal”. Tá sendo difícil, principalmente quando a dor é no membro fantasma, mas eu sei que sou mais do que vencedora!

À noite Cat e Mirela vieram aqui novamente... que programão de domingo à noite, hein? Visitar uma amiga no hospital! Gente... nestas horas meeeeesmo que podemos reconhecer quem são nossos verdadeiros amigos...

Cara, fim de semana... o rock delas foi ficar no hospital comigo!

Não tenho palavras nem nunca vou ter pra agradecer este carinho, meninas!

7 DE AGOSTO - NIVER DO EDUARDO

Mirela e Cat vieram logo cedo... amigas do tempo da UFES.... ah.. qta saudade..

Mirela falou q to famosa em Cariacica... tocaram no assunto na escola em que ela trabalha e ela disse: _Eu conheço a pessoa em questão.. ela é minha amiga...

Misraine veio aqui também... trouxe uma lembrancinha linda feita por ela mesma... ah... eu nunca vou poder retribuir pq coordenação motora fina é algo que definitivamente eu não tenho... heheheheh

Du ficou comigo à noite... pela primeira vez em anos não saímos para comemorar o aniversário dele... outro dia a gente sai... até porque, ano que vem vou comemorar meu aniversário duas vezes... ih.. tem festa à beça!


OBS: Olha quem trouxe o bolo, Du!

Meu benzinho... diante da minha atual situação eu pude ver que o amor que nos une é sobrenatural! Se fosse atração física (e eu sei que isso foi o que menos te atraiu em mim), este seria o momento de vc pular fora... Acompanhar a sua dor, o seu sofrer, o seu sentimento de culpa por não ter vendido a moto quando teve vontade... isso me mostra o quanto vc se preocupa e o quanto vc me ama... Louvo a Deus por nosso amor não ser carnal, porque este passa... nos amamos além da aparência física.

Já tínhamos provado e vencido o “na pobreza ou na riqueza”. Superamos o “na alegria ou na tristeza” e agora vamos tirar de letra o “na saúde ou na doença”... Renovo meus votos, meu amor, dizendo que te amo e quero te amar “até que a morte nos separe”.

Feliz aniversário, meu maridudu!

6 DE AGOSTO - COMPLETANDO 10 DIAS DE INTERNAÇÃO

Dia como qq outro... fisioterapia, remédios, tv e PC...isso já está me entediando.. rsrsrs

Gostoso é o carinho q tenho recebido das inúmeras visitas..

Diego, Bruna, Aninha, Toni, Rosangela, Leda, Marilda, Genilson, Dani, Joabe

Aurora, diretora da escola que leciono em Viana trouxe um envelope com umas duzentas cartinhas... cada aluno escreveu uma carta pra mim! Isso me deixou pra lá de emocionada... é uma pena que não to conseguindo ler... primeiro pq toda vez que pego pra ler eu choro de emoção... segundo pq sinto que minha miopia aumentou em uns 10 graus nesta semana... só consigo usar o computador depois de teclar CTRL+ rsrsr to ceguinha da silva..

5 DE AGOSTO - MAIS VISITAS...

Hoje matei saudade de Fabiiiii
Amigo de adolescência... mto tempo sem ver, uns 6 anos mais ou menos... uma a amizade é única... nunca vou deixar o tempo e a distância nos separar!
Estava no MSN com ele... toquei no assunto do acidente... ele veio “desembestado”... quando ele chegou tomei até um susto pela rapidez com que ele veio... meu irmão, te amo demais!! E vou te amar pra sempre!!! A propósito... vc acertou em cheio! Eu amo Ferrero Rocher...

4 DE AGOSTO - SOCORRO!!!

Hoje trouxeram uma cadeira de rodas pra eu tomar banho no chuveiro. É incrível como toda minha coragem e força se esvaíram... eu parecia um gato diante de uma bacia de água..

_ Não vou, não vou, não vou!!!!!

É incrível como o medo do “passo a frente” é assustador... quando dizem “agora é com você... vá!”, o desespero toma conta...

Continuei tomando banho no leito... deitada... que medo de ficar de pé!!!

Recebi várias visitas... muitas pessoas trazendo palavras de força, trazendo a palavra de Deus e me mostrando como a solidariedade humana é linda!

Me emocionei muito com uma visita que tive à noite... Qdo eu disse pra ela: “obrigada pela visita” ela me disse: “Eu é que agradeço pela lição de vida!”.

Glorifiquei demais! Obrigada Senhor! Continue me usando!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

3 DE AGOSTO, O REENCONTRO COM MEU NOTEBOOK

Nesta história toda, até meu notebook sofreu livramento..rssrsrsrr

Toda 4ª feira eu não trabalho em sala e sim fazendo planejamento das aulas. Isto é, toda 4ª feira levo meu notebook e trabalho nele nas escolas em q leciono.

Haveria uma reunião na fatídica 4ª feira do acidente... tomaria boa parte da manhã e eu participaria redigindo a ata da reunião. Cheguei a colocá-lo na bolsa, mas tirei pensando que carregaria um peso a mais à toa. Pela primeira vez em meeeeeses eu deixei d levar meu notebook para o serviço... um prejuízo a menos, uma vez que tudo o que estava na minha mochila se esfarelou ou se espalhou pela rodovia no acidente.

Reencontrei o abençoado inteirinho e através dele posso manter meus amigos a par de tudo o q tem acontecido comigo.

Algumas pessoas até estranharam encontrar-me tanto no MSN... pra quem entrava a cada 15 dias, estar online diariamente dia e noite levantou algumas suspeitas.

Aos poucos fui explicando aos amigos o motivo das minhas férias forçadas.

Hoje a secretária de educação veio me visitar e trouxe um bilhete do prefeito estimando melhoras. Lamentei o fato de eu ainda estar muito “grogue” e não ter dado tanta atenção a ela, mas fiquei orgulhosa da “sala” que Eduardo fez.

Ir. Manoel estava aqui também e me ajudou pois acho que até sedativo tem nesta montoeira de remédios q tomo.. hehehe tem horas do dia que é difícil ficar acordada...

Percebe-se que até o blog eu escrevo com atraso.. rsrs junta cabeça doidona com mão pocada.. ai ai ai

Recebi visita de Mariângela e Ana... Fiquei feliz por Mary não ter chorado, pq no telefone ela ficou desmontada e disse q não ia aguentar me ver sem chorar... Ela saiu daqui sorrindo... EITA GLÓRIA!!!

Já consigo ficar sentada por mais tempo, mas ainda fico muito zonza. Na UTI eu consegui ficar sentada no 3º ou 4º dia... mesmo assim por uns 20 minutos... Hoje já consigo ficar por mais de uma hora.

Os banhos estão sendo no leito... situação complicada, mas temporária. Graças a Deus. Interessante relatar pois lá na frente, vou olhar tudo isso com outros olhos.

Já tenho visto os resultados do amor de Deus por mim. Já tenho visto os frutos do meu testemunho neste lugar...

Como é bom servir a este Deus incrível! Ver pessoas assustadas em como alguém pode estar feliz diante de uma amputação, diante de tanta dor e tanta provação. Pessoas me julgando por maluca... rsrsrs

Eu dou gargalhadas e brinco o dia inteiro... ng entende!

O Salmo 125 pode falar por mim
Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.
Salmos 125:1

terça-feira, 10 de agosto de 2010

29 DE JULHO A 2 DE AGOSTO – UTI

Vou tentar detalhar menos as notícias antigas pois as punções deixam meus braços doloridos... digitar muito fica difícil...

Minha permanência na UTI durou uma eternidade. Foram seis dias, mas para mim pareceram seis mil....

É bom vc ser monitorada, ficar cheia de aparelhos, medindo respiração, pulsação, batimentos cardíacos, pressão arterial, etc... pois te passa uma sensação de segurança, mas por outro lado, sei lá.. vc quer liberdade... me senti um hamster de laboratório, cheia de fios, punções e sondas... é tudo muito estranho... Toda vez que eu me mexia e um fio saía do lugar, era uma barulheira que a máquina fazia... entendi no primeiro dia o porquê dos enfermeiros chamarem aquela máquina de “dedo-duro”.

Tive que ficar na UTI até normalizar as taxas de tudo... principalmente de uma CK que deveria estar em “cento e poucos” e estava em “três mil e poucos”. Esta CK (é uma enzima com um nominho bem complicadinho) se multiplica em caso de perda de massa muscular, sai digerindo tudo o q encontra pela frente e ataca principalmente o rim... mas fazê-la voltar ao estado normal foi uma questão de tempo... e de oração, é claro! Sei que Deus tem operado na minha recuperação pois todos os médicos que vêm me ver dizem que minha recuperação tem sido muito rápida.

Quero registrar um agradecimento especial ao Pr. Robson, que por várias vezes veio à UTI orar comigo e por mim. À sua esposa Élida, que também veio me dar este apoio. Agradeço também à Lêka, que, eu imagindo o barraco que armou, já que não é parente, pra entrar na UTI... quem conhece Lêka sabe do que estou falando... qdo ela quer algo, ela consegue.. hauhauahua

Minha mãe, coitada... veio me visitar e me fez gritar pelo médico pra ampará-la... saiu escoltada... a pressão caiu de vez... imagino o que é ver a filha neste estado... como dizem... dói mais nos outros do que em nós.

Aurinete, maluca, nem devia vir, mas veio, expôs meu(minha) sobrinho(a) aos riscos de uma UTI... Só Jesus pra te proteger, menina... cria juízo!

Fabrício, meu cunhado, também veio pra me dar bronca por ter intuído que o bebê que Aurinete espera é menina... valeu a visita, tirando o esporro, é claro!

Por fim, meu marido me mostrou o quanto me ama e o quanto é capaz de se sacrificar por mim. Sei que ele tem vivido os momentos mais difíceis da vida dele, pois tem que se desdobrar em vir me ver e ir pra casa entreter Alana o máximo possível para preencher a falta que ela poderá sofrer de mim.

Não posso deixar de agradecer também a todos que oraram, intercederam, perguntaram, se preocuparam comigo neste momento... agradecer a quem cuidou da minha baixinha pra minha família acertar os trâmites burocráticos... Bruninha, Meire, Diego (amigo, dormir no sofá pra minha filha dormir na tua cama... só vc mesmo, cara!), Douglas, D. Elza e Ir. Robinho! Mil vezes obrigada!!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

mudaram a punção... meu braço dói.. vou parar de digitar por hoje

28 DE JULHO, UMA LONGA NOITE

Fui transferida para o hospital particular, direto para a UTI, onde fiquei por 6 dias, que pra mim pareceram 60 dias!

Era minha segunda viagem de ambulância. Bruninha me acompanhou... tadinha.. ela se ofereceu pensando q ia comigo lá trás pra irmos conversando... fizeram a covardia de colocá-la na frente. Quando chegamos ao Santa Rita, quase que ela se interna tb. Foi como se ela tivesse andando de fórmula 1. O coração foi pro lugar do cérebro e vice-versa.. hehehehheheh

Os primeiros a entrarem na UTI foram meu maridudu e minha irmãe Aldenice. Foi um momento mto difícil pois eu repeti umas mil vezes: Estou mto feliz por estar viva!!! mas Eduardo estava arrasado, se sentindo culpado por não ter vendido a moto antes...
A noite foi longa... dormia 15 minutos, acordava, ficava 1h acordada, dormia mais 15 minutos.. e assim foi por 3 dias, qdo a médica passou a me dar remédios para dormir. Aí passei a dormir 3 a 4 horas por noite... já melhorou um pouquinho

28 DE JULHO, O REENCONTRO COM MEUS FAMILIARES E AMIGOS

Fui removida do hospital público para o particular. Enquanto a maca transitava pelos corredores, fechei meus olhos para não ver aqueles olhares que insistem em nos examinar dos pés à cabeça, e comentários que nos julgam. Afinal neste dia, tanto no momento em que eu estava caída na pista como no momento em que entrei no hospital ouvi várias murmurações e especulações sobre meu modo de pilotar, minha falta de prudência etc... Todo mundo acha que sabe como vc é e como age... enfim... basta eu saber que em 16 anos de habilitação nunca provoquei nenhum acidente e sempre fui muito prudente no trânsito... chata até demais!

Um médico me disse que tinha uma “comitiva lá fora” mas eu não esperava que tanta gente assim estivesse lá.

Na saída, ainda “grogue” e com os olhos fechados senti uma mão pegando em minha mão e uma voz bem longe me perguntando: Você consegue me ouvir?

Era Eduardo, meu esposo. Nunca vou me esquecer do semblante dele. Ele estava arrasado! Abri os olhos e sorri pra ele tentando tranqüilizá-lo, mas foi em vão... então vi meu pastor que também segurou em minha mão e me disse que estava tudo bem e que todo mundo ali estava comigo. Tinha muita gente... Fui reconhecendo alguns rostos, outros eu não consegui... Vi minha "irmãe" Aldenice com a cara inchada de tanto chorar... perguntei pela minha filha e vi Douglas dizendo que ela estava na casa dele brincando com sua filha, a Gabi (ou, como minha filha diz: Dabi).

Vi irmão Robson, que tem um braço amputado. Disse a ele: “Agora nós somos colegas!” e ri... foi quando todos entenderam que não era uma perna amputada que ia tirar minha alegria de viver, nem meu amor por Deus nem por todas as coisas que Ele me dá.

Todos riram, foi um bálsamo no coração dos meus amigos e irmãos, pois alguns achavam q eu sairia arrasada, deprimida... eu saí brincando e comemorando por estar viva! Por ter sobrevivido a um acidente grave.

Poderia ter ficado paraplégica, tetraplégica, em estado vegetativo... a moto poderia ter batido em minha coluna ou em minha cabeça... sei lá... tanta coisa pior poderia ter acontecido... mas eu estou viva e não canso de dar glórias a Deus por isso! ALELUIA!!!

28 DE JULHO, A CIRURGIA

Achei que ao dar entrada no hospital, iria diretamente para o centro cirúrgico, mas em vez disso fui pra sala de raio-x, me tiraram da maca, me colocaram naquela mesa de raio-x, me radiografaram por todos os ângulos imagináveis e eu implorando pra que me desacordassem e nada... ainda me moveram novamente para outra maca, e enfim para o centro cirúrgico, onde finalmente fui sedada.

Acordei por volta de 18h. Vi umas poucas pessoas ao meu redor... percebi q estava em uma sala ampla, com algumas macas e alguns enfermeiros. Alguém veio conversar comigo. Pedi água, mas não podia tomar, então molharam minha boca apenas. Percebi q eu ia recuperando os movimentos do corpo, mas minha perna direita não mexia. Chamei a enfermeira e perguntei:

_ Minha perna está engessada?

Ela inocentemente me disse:

_Ah... não te falaram sobre sua perna ainda... peraí que vou chamar o médico pra conversar contigo.

Precisava dizer algo? Eu já tinha entendido tudo... a ficha caiu na hora, e pra honra e glória do Senhor eu continuei na mesma tranqüilidade.

Foi então que um nobre doutor que faço questão de nem saber o nome, veio me dar a notícia de que haviam amputado minha perna direita. O interessante foi que antes de ele me dar a notícia ele me deu um big esporro por eu andar de moto.. praguejou motos e motociclistas e depois veio me dizer que eu tinha perdido a perna... Lembrei de Bóris Casoy, o top em sua profissão mas com uma pedra de gelo no lugar do coração.

Segundo os médicos, minha perna foi reconstituída em sua estrutura óssea, nervosa e muscular porém a estrutura vascular não “vingou”.

Minha cirurgia durou 5 horas, tomou um bom tempo de uma boa equipe... realmente motociclistas dão trabalho qdo chegam ao hospital... consigo entender um pouco a estupidez do médico q me deu a notícia.

28 DE JULHO, O ACIDENTE.

Acordei e tomei um copo de café com leite, nada mais pois costumamos tomar café juntos no serviço.


Saí de casa normalmente, após cumprir toda a rotina, me agasalhar e ainda por cima colocar a capa de chuva, mesmo que não estivesse chovendo pq ela servia como um potente agasalho no trajeto de 20km que percorro até a escola que leciono em Cariacica pela manhã.

Estava com minha moto, na via BR101 e quando passava por Carapina, a cerca de 8km de minha casa, um carro cruzou o meu caminho. Ele entrou na preferencial vindo de um bairro periférico sem reduzir sua velocidade. Se eu estivesse dirigindo uma carreta, ele teria se machucado, mas como eu estava pilotando uma moto, quem se machucou foi eu.

No momento em que o vi vindo pra cima de mim, ainda tive reflexo de acionar a buzina, mas foi tudo muito rápido...

Alguns afirmam que o pára-choque dele foi direto em minha perna direita. Quem viu o acidente disse que o que machucou minha perna foi a própria moto, que teria voado e caído sobre mim.

Enfim, após a pancada, eu saí rolando por alguns metros, consciente a todo momento e clamando pela misericórdia do Senhor, para que Ele me desse livramento e me deixasse em condições de criar minha filhinha de 2 anos.

Rapidamente algumas pessoas vieram até mim e eu parecia ser a pessoa mais calma de todas, afinal eu havia visto meus ossos expostos, a tíbia e a fíbula haviam perfurado a calça e a capa de chuva e eu as via claramente. Tive a tranqüilidade de descer minha perna lentamente e mantê-la em uma posição estática para que não houvesse maiores danos, pois meus conhecimentos de anatomia me lembravam que um osso quebrado é como uma navalha afiada e corta tudo o que puder: veias, músculos, tendões...

Apesar da dor, consegui comunicar às pessoas ao redor o telefone do meu marido, do meu cunhado e da minha mãe. Um rapaz chamado Maurício (se alguém ler este blog e souber quem é, peça pra entrar em contato comigo, pois não tive oportunidade de agradecê-lo como queria, eu estava muito "aérea" no momento). Foi quem mais procurava me acalmar. Logo depois chegaram 2 policiais que também recolheram algumas informações. Vários curiosos me mostravam pelas expressões em seus rostos que o caso era muito grave. As notícias à minha família chegavam com o complemento: “prepare-se para o pior”.

Os paramédicos chegaram uns 20 minutos depois e o atendimento no local levou uma eternidade...

Levaram-me para o Dório Silva, um hospital público próximo à minha casa onde minha calma começou a se esvair...

Gritava suplicando por uma anestesia ou algo que me desacordasse, uma vez que eu estava a mais de duas horas com a perna dilacerada e até então nada havia sido feito para amenizar minha dor.

27 DE JULHO, A VÉSPERA


Meu marido faria uma pregação na 5ª feira na igreja, eu preparava os slides da música “o que na verdade somos” do fruto sagrado, banda que amamos muito e que na minha opinião é a melhor banda da atualidade.


Ele preparava a pregação e em um dado momento, ele leu o seguinte versículo pra mim:

O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.

Provérbios 17:22


No momento citamos uma pessoa que conhecemos e achávamos que tinha a ver com ela, hoje vejo que Deus já começava a me preparar para o que estava por vir.